Alongamento

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Oieee genteee, me desculpem a falta de tempo pra postar! Mas hoje nós vamos falar sobre o ALONGAMENTO, que é um assunto bem controvérsio e que geram muitas dúvidas. Espero ajudar e esclarecer algumas dúvidas😀

 

Alongamento é bom antes ou depois da atividade física??

Alguns dizem que previne lesões. Quem é contra acredita que o alongamento pode provocar micro lesões nas fibras musculares, resposta fisiológica na qual está calcada a hipertrofia muscular.

Na verdade na musculação existem dois públicos distintos. Os que treinam pesado e as pessoas que correm vão lá só pra não enferrujar e manter a saúde em dia.Pra quem treina pesado na maioria das vezes o alongamento é o próprio exercício sendo que em repetições maiores e com menor carga. Ou seja, como o corredor que aquece com o próprio gesto esportivo (trotando) e na musculação aquece fazendo o próprio exercício assim como o nadador aquece nadando, o futebolista batendo bola e assim por diante e dá certo. Agora, tal como na corrida o alongamento depois pode ser feito desde que não seja “puxado”, somente a título de relaxar, pois as fibras musculares já estão cansadas e o alongamento explorando o máximo da flexibilidade pode gerar lesão. Tanto o corredor como na musculação precisa de flexibilidade para que o músculo responda melhor na hora do exercício principal, mas o desenvolvimento dessa flexibilidade se dá com exercício de alongamento feito (aula de alongamento) específica numa seção separada da rotina de exercícios normais. Ou seja muita gente aprendeu que o alongamento deve ser realizado após as atividades físicas, mas não precisa ser sempre assim. Se os exercícios físicos forem intensos, o melhor é descansar em seguida, deixando de lado, inclusive o alongamento. “Isso porque, a musculatura já foi estressada, ou seja, submetida a algum tipo de esforço”

 

A Musculação Diminui a Flexibilidade?

Qualquer atividade física, seja ela qual for, exige uma mobilidade articular mínima. O sujeito sedentário quando passa a praticar um exercício qualquer começa a forçar naturalmente novos limites de amplitude, por vezes à custa de umas dores aqui e outra ali. O exercício com peso aumenta a flexibilidade articular de quem já tinha alguma limitação pela falta de uso. Quem já tem uma flexibilidade normal, o exercício com peso não diminui essa qualidade física.

 

Respire direito e cuidado com a coluna enquanto alonga !!

A respiração é um fator importante para oxigenação do corpo enquanto você executa os movimentos. O ideal é expirar durante o movimento de alongamento, pois isso ajuda a relaxar. E como fica a coluna nessa atividade? O fisiologista do esporte Paulo Correia adverte apenas que a postura não pode ser desconfortável.

 

Comece pelos músculos primários! 

Existe uma ordem que deve ser respeitada para atingir melhores resultados. Sempre comece pelos músculos primários (eles não têm esse nome à toa!), pois eles são os que participam mais intensamente da execução dos movimentos. Eles compreendem toda a musculatura superior das costas, peitoral, posterior das coxas e glúteos. Em seguida, movimente os músculos secundários, aqueles que auxiliam na movimentação, como bíceps e os músculos que envolvem os dedos e as mãos.

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