Aeróbico em jejum

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Oieee galera essa é uma matéria feita pelo Nutricionista :

Geovanni Sampaio
Treinador/Nutricionista
CREF:000852/RO –CRN:4444/P

 

É comum muitas pessoas procurarem otimizar a oxidação de gordura, utilizando a estratégia de aerobiose em jejum, mas será que faz mesmo efeito?

A estratégia traçada pelos treinadores ou pelos praticantes é coerente? Pois bem sabemos que quando estamos em “repouso” estamos utilizando “predominantemente” gordura como fonte energética, quando saímos desse estado e começamos a fazer qualquer tipo de atividade física utilizamos como fonte energética o ATP-CP, seguido de glicose/glicogênio, lipídios e em exercícios intensos glicose/glicogênio novamente, fisiologia básica.

Assim muitas pessoas acham que se elas já estivessem em jejum por algum tempo, com seus estoques de glicose sanguínea e glicogênio hepático baixos, iniciariam mais rápido a utilização dos lipídios, mais precisamente os ácidos graxos de cadeia curta e medias, em parte é verdade mas como fisiologia não é matemática. Devemos levar em consideração algumas peculiaridades.

Quando os estoque de glicose/glicogênio estão baixo ou são depletados, o corpo procura outras fonte para formação de glicose, uma fonte energética segundaria, esse processo é clamado de gliconeogênese, síntese da glicose a partir de precursores não-carboidratos, como glicerol, os catoácidos ou os aminoácidos. Tudo bem Geo, o que isso que dizer? Quer dizer que se não carbo para formar glicose o organismo vai atrás de outros substratos para fazer isso! Irá sim, degradar triacilgliceróis (gorduras) para extrair o glicerol do seu composto, assim com vai necessitar de aminoácidos também, (MÚSCULOS) o maior mediador do metabolismo, ele que dita se você gasta muita caloria em repouso ou não, o tecido nobre! Ninguém em suma consciência quer isso, quer?
Claro que não é tão fácil perder músculo  vai depender muito da intensidade do treino e duração, porém uma ótima estratégia utilizadas pelos bodybuilders e particularmente por mim é a utilização de substratos exógenos, “suplementos” que dariam esse aporte nutricional para formação de glicose junto com o glicerol endógeno, assim pouparia os nossos tão preciosos músculos. A suplementação de BCAA com glutamina antes e depois e BCAA durante o treino vem mostrando grande resultados na redução de gordura corporal e manutenção de massa magra em treinamento em “jejum”, assim você evitaria o chamado processo sanfona por manter seu metabolismo de repouso alto sem degradação de músculo!

12 pensamentos sobre “Aeróbico em jejum

    • Oieee, então vai depender muito da marca isso ai, porque cada marca oferece uma quantidade diferente. Acho que no seu vem dizendo a quantidade de caps a serem tomadas. Por ex: se forem 3, vc vai tomar 3 antes, 3 durante e 3 depois.

    • Pode sim ser substituída pela cafeína, porque ele também serve para a queima de gordura. A cafeina está com o papel mais de estimulante do que o papel de termogênico, porque como é um exercício em jejum ele vai exigir mais energia e isso vai ser dado pela cafeina. Mas também tem suplementos que oferecem o pacote todo, como o PUMP e o Termogênico que é a L – carnitina, vai queimar gordura e dar energia.

  1. achei justamente uma indicação dessas na net essa semana (de aerobicos em jejum), e esse artigo finda por se complementar a informação ante vislumbrada. Eu, que não sou do ramo da saúde, e muito menos tenho aspirações para tanto, gostaria de saber, entretanto, se ao consumir essa dose de BCAA e glutamina antes da aeróbica em jejum seria interessante adicionar um estimulante para aumentar o metabolismo e a queima de gordura. Nada muito forte, talvez uma cafeína manipulada mesmo. qual a sua opnião Lufitness?

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