Fibras Insolúveis x Fibras Solúveis

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Olá gente, um tempinho sem postar aqui no blog mas lá vai, hoje vamos falar um pouquinho de fibras, o que são elas , quais as suas diferenças e seus benefícios para o nosso organismo.

O que são FIBRAS ??

Resumindo são carboidratos (polissacarídeos) complexos de origem vegetal que não são digeridos no intestino humano.

Quais são os tipos?

Insolúveis:  As insolúveis constituem polissacarídeos como a celulose e as hemiceluloses, que por interagirem fortemente entre si não dissolvem em água facilmente, e tem como função dar maior consistência ao bolo alimentar. Ex: Grãos de cereais, farelo de trigo, soja,sementes, farinha de trigo e centeio, 

 Solúveis: As fibras solúveis participam ativamente nessa função mecânica, mas além disso, por apresentarem solubilidade mais alta em água e alta viscosidade, dificultam  o transito de moléculas dentro do bolo alimentar. Por esse motivo, essas fibras “capturam” açúcares simples, gorduras, vitaminas entre outras substâncias, por um tempo longo e evitam que elas sejam absorvidas. Dependendo da proporção de fibra solúvel na alimentação, uma menor quantidade de açúcares e gorduras será absorvida pelo organismo. Ex: Farelo de aveia, farinha de aveia, farelo de cevada,frutas cítricas e maçãs.

A nossa famosa AVEIA:

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É um alimento que possuí alta qualidade nutricional, é rico em proteínas, vitaminas, amidos complexos e fibras, sendo que o farelo da aveia possui alto teor de ß-glucanas, um tipo de fibra solúvel presente em grandes quantidades no farelo de aveia.

As b-glucanas são hidrossolúveis e resistentes aos processos digestivos. Além disso, têm tendência a formar soluções viscosas e géis, quando em contato com água.

Aveia x Colesterol

O colesterol é um componente essencial das membranas estruturais de todas as células e o principal componente do cérebro e células nervosas. É encontrado em altas concentrações nos tecidos glandulares e no fígado, onde é sintetizado e armazenado. O colesterol também é precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D.

Apesar da importância relevante do colesterol em diversas funções orgânicas, o aumento plasmático de seus níveis tem ocasionado sérios problemas à saúde, sendo o LDL o mal e o HDL o bom. Uma dieta rica em fibras tem sido claramente associada à diminuição do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, independente do consumo energético, de gordura ou outros fatores que afetem a dieta.

 

É isso ai pessoal, levar um pouco de informação sempre é bom e nos ajuda bastante a entender o porque que nos ingerimos e precisamos tanto de fibras. 

 

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